Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

   

     SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA      

              INFORMAÇÕES GERAIS              


GALERIA DO RÁDIO
GALERIA DO RÁDIO

 

Espaço destinado para a divulgação de links e conteúdos de caráter informativo, educativo e de entretenimentos - via rádio e ramificações, consequentemente, lugar ou fonte de pesquisa prática e rápida. Tem como objetivo: contribuir com a valorização do sistema de rádio e, ao mesmo tempo, sugerir e disponibilizar assuntos seguros, pertinentes e providenciais, de acordo com as possibilidades e limites, inclusive, na utilização do método ou formato dos conteúdos.

Vale ressaltar que a GALERIA DO RÁDIO se constitui em espaço responsável e dinâmico, tanto no que se refere aos links quanto aos assuntos viabilizados, sob a metodologia que envolve a supervisão e atualização da página e sub páginas, contudo, que devam garantir conteúdos e referências responsáveis os quais possam manter a boa qualidade e o respeito à toda e qualquer pessoa que venha acessar tais veículos, assuntos e serviços.

LINKS DE RÁDIO, PODCAST E SIMILARES: conteúdos informativos, educativos e de entretenimentos, vale conferir!

Cidades e Emissoras

Tribuna Popular

 


 

 

DO LADO DE CÁ: o papel do rádio 

 

Para quem está do lado de cá, seja no campo ou na cidade, o rádio tem sido um grande aliado no que se refere às variedades de informações e entretenimentos, além de se configurar como uma espécie de companhia diária ou em momentos específicos para uma boa parte da população. Na atualidade, constata-se um grande número de pessoas as quais utilizam aparelhos diversificados para acompanhar os conteúdos disponibilizados via rádio, agora em formatos variados, inclusive, com imagens e arquivos disponíveis para o acesso geral e gratuito, um avanço da imprensa neste setor cujo tem sido presente no cotidiano de inúmeras pessoas ao longo dos anos, seja através do aparelho tradicional ou dos vários formatos oriundos da pesquisa e tecnologia.

Assim, pode-se confirmar que os avanços tecnológicos que vão das ondas sonoras à mais alta qualidade de instrumentos disponibilizados pela internet, não retiraram o rádio da cena cotidiana na sociedade em geral. Ao contrário, o sistema de rádio, inclusive, no Brasil, tem inserido estratégias e ferramentas, no seu fazer diário, com o objetivo de continuidade e expansão, além da conquista de perfis relacionados aos seus conteúdos mas com dificuldades de horários, daí a importância dos assuntos arquivados nas plataformas digitais e afins. Desse modo, o rádio torna-se mais íntimo ainda, ou seja, familiar, amigo, colega de estudo ou trabalho, fonte de notícias, descontração, outros.

Conforme Vignoli (2021), o rádio, no decorrer da história, tem sido fiel companheiro de uma grande parte das pessoas em momentos distintos, como por exemplo, nos momentos de insônia, na necessidade de informações, do conhecimento da hora de ir para o trabalho e, em muitos casos, até para saber como vai o trânsito das cidades. Para a mesma Autora (idem), o rádio tem favorecido a comunicação de várias pessoas tímidas ao possibilitar o envio de recados e mensagens pela radiofonia, hoje, bem mais abrangente, inclusive, nos conteúdos, interpretações e manifestações, inegavelmente.

Fato que desperta para o fortalecimento do compromisso social e da ética profissional, independente do modelo ou sistema de rádio, do mais antigo ao atual. De acordo com Silva (2015), no modelo de sociedade onde o digital começa a ocupar a vida das pessoas, é importante perceber o papel atribuído aos meios de comunicação tradicionais, entre eles, o rádio. Nesse sentido, estudos e trabalhos têm sido realizados desde a década anterior, como o argumento de Souza (2009), cujo destaca a necessidade do debate e questionamento sobre o rádio, ao passo que defende uma reformulação ou modernização. Ressalte-se que, no decorrer dos anos, as demandas, os serviços e inovações ampliaram o âmbito do rádio, inclusive, de suas ramificações e/ou desdobramentos.

Portanto, se por um lado o sistema de rádio tem contribuído, indiscutivelmente, com a evolução da sociedade, por outro, especialmente na atualidade, com a facilidade da instrumentalização de canais de informação, comunicação e mídia, faz-se necessário manter o compromisso, dedicação e responsabilidade no que se refere a administração de tais veículos de comunicação, bem como, de seus conteúdos, assim, garantir bons serviços de utilidade pública e, consequentemente, o próprio espaço no cotidiano de muitas pessoas, além de contribuir com suas conjunturas através do exercício do papel informativo e educativo, ou seja, do relevante papel social.

 

REFERÊNCIAS:

SILVA, Cátia Sofia Ferreira da. A rádio na vida dos cidadãos: estudo do papel das rádios locais. Dissertação de Mestrado. Universidade do Minho: Mestrado em Ciências da Comunicação, 2015.

SOUZA, Francisco Djacyr Silva de. A importância e papel do rádio para a sociedade. www.observatoriodaimprensa.com.br - 2009

VIGNOLI, Fernanda. A importância do rádio. www.unicafm.com.br - 2021.

 

CDC Canal Social

Ciência e Desenvolvimento Comunitário